IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Alta dos juros nos EUA é mais um fator de risco para o Brasil em 2017

Gesner Oliveira

15/12/2016 10h15

Ontem, na última reunião do ano do comitê de política monetária dos Estados Unidos (Fomc, em inglês), o colegiado optou por subir os juros em 0,25 ponto percentual, para 0,75% ao ano. Apesar da decisão ser esperada, os mercados locais reagiram com apreensão.

A economia norte-americana apresenta sinais de aceleração da atividade, como a prévia do PIB do terceiro trimestre que subiu a uma taxa anualizada de 3,2%. Além disso, a taxa de desemprego está em cerca de 4,6%, muito abaixo da taxa de 10,0% registrada em outubro de 2009, no auge da crise financeira internacional, sem contar que a inflação mostra sinais de aceleração, mas ainda abaixo da meta de 2,0% aa.

Diante desse cenário, e dos últimos comunicados do Fomc, a decisão não foi uma surpresa. Entretanto, o que explica esta reação negativa foi a mudança na projeção dos membros do comitê, que agora veem uma taxa de juros mais alta para 2017 e 2018.

Na última reunião em setembro, a projeção era que o juro nos EUA subisse para 1,1%, agora a projeção é de 1,4%. Ou seja, ao invés de dois aumentos para o ano que vem, o Fomc agora projeta três elevações.  Tal mudança nas projeções do Fomc tem a ver com a perspectiva de uma política fiscal mais expansionista de Donald Trump, que pressionaria a inflação por lá e exigiria juros maiores para manter a inflação dentro da meta de 2,0%.

Para o Brasil esta é mais uma notícia negativa. Juros maiores, e além disso, a expectativa que eles fiquem maiores nos EUA leva os investidores a fugirem de ativos mais arriscados, como os brasileiros, fazendo o dólar subir. A princípio, a inflação aqui dentro segue sua trajetória de desaceleração, mas, caso o dólar mantenha uma trajetória de alta, isso pode ligar o sinal amarelo e fazer os juros caírem menos aqui. E seria mais um fator negativo para a tão aguardada retomada da atividade econômica em 2017.

Gesner Oliveira
Professor da EAESP-FGV e Sócio da GO Associados

 

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira