IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Morte de Teori não compromete recuperação

Gesner Oliveira

23/01/2017 17h15

A tragédia que levou a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, não chega a ter forte impacto no mercado.

O relativo atraso da Lava Jato pode abrir uma janela parcial para os avanços nas reformas no Congresso, sem novas turbulências políticas, pelo menos no curtíssimo prazo. Mais importante, a provável melhora da economia a partir do segundo trimestre também concorre para tornar menos difícil a aprovação da reforma da Previdência.

Este espaço adicional para a agenda reformista não deverá representar retrocesso na Lava Jato. Após especulações, o anúncio do presidente Michel Temer de que a indicação do novo ministro só ocorrerá após a definição da relatoria da Lava Jato foi hábil ao indicar o compromisso do Planalto de não ingerência no processo.

No entanto, há divergências entre os ministros da Corte. De um lado, alguns defendem a remessa dos processos a um dos integrantes da Segunda Turma da Corte, da qual Teori fazia parte. Nesse caso, a relatoria ficaria com Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli ou Celso de Mello. Outros alegam que, como há processos relacionados à Lava Jato sob exame no plenário, a distribuição deveria ser feita entre todos os magistrados do Supremo.

Enquanto a presidente do STF, Cármen Lúcia, não se manifesta, a probabilidade de homologação das delações até o fim do período de recesso, é remota.

O desempenho da economia em 2017 deverá ser melhor do que em 2016.  A recente decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de cortar a taxa de juros básica (Selic) em 0,75 ponto percentual e de manter um afrouxamento na política monetária criou um clima mais favorável sobre a possível retomada da atividade.

O boletim Focus mostra uma nova queda na inflação, com as expectativas de mercado em 4,71% para 2017 versus 4,80% na semana anterior. A projeção para o crescimento do PIB de 2017, embora modesta (0,50%), tem se mantido estável nas últimas quatro semanas.

Assim, criou-se um espaço de tempo para que o ritmo da economia gere os resultados tão esperados no mundo político.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira