IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Lista de Fachin não inviabiliza ajuste da economia

Gesner Oliveira

13/04/2017 04h00

Apesar da tempestade política com a delação do fim do mundo, o mercado parece não estar dando muita bola. Não houve grande variação na bolsa de valores e o dólar permanece com certa estabilidade. A economia está relativamente insensível à política.

Boa notícia para a população. E má notícia para os lobbies corporativos que usam qualquer pretexto para impedir o avanço das reformas.

Isso se deve a três fatores: ao tempo jurídico; ao fato de as reformas servirem como uma tábua de salvação para uma parcela da classe política; e ao fato de as lideranças políticas serem substituíveis.

O ministro relator da Lava Jato, Edson Fachin colocou o alto escalão político do governo e do País sob investigação. Por abrir inquérito contra oito ministros do governo Temer, 24 senadores e 39 deputados federais, entre eles os presidentes das duas Casas, há o receio de que a lista acabe por paralisar o país e, por consequência, as reformas tão necessárias para sair da crise. Mas, isso não deve ocorrer.

O tempo jurídico é diferente do tempo econômico. O primeiro requer uma investigação criteriosa, o direito ao contraditório e um julgamento técnico e minucioso. Em março, a Lava-Jato completou três anos com centenas de prisões, delações e indiciamentos. O desfecho de tantos processos vai demorar.

Por sua vez, o tempo econômico é instantâneo, refletindo a formação das expectativas a partir da observação dos fatos e projeções de resultados. E o fato é que em meio a tantas revelações e investigações, as reformas prosseguem.

A agenda reformista pode ser uma tábua de salvação para uma parcela da classe política. As reformas deslocam a pauta da conjuntura para as várias discussões de mudança, fazendo um contraponto à Lava Jato. Além disso, uma outra parcela da classe política vê genuinamente nas reformas uma maneira de tirar a economia da crise.

Por fim, há um exagero na afirmação de que sem grande número das lideranças envolvidas nos inquéritos, há um risco de paralisia. Basta lembrar a sábia frase atribuída ao estadista francês do século XIX e XX, Georges Clemenceau:  "os cemitérios estão cheios de pessoas insubstituíveis". Os cemitérios políticos também.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira