IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Temperatura da economia está subindo, mas vá devagar com seu 13º

Gesner Oliveira

20/11/2017 19h12

A economia continua dando sinais de recuperação para desapontamento dos catastrofistas. Uma rápida olhada nas previsões para 2017 e 2018 há apenas seis meses mostra como muito especialista não percebeu que a recessão tinha terminado. Ou estava mais atento à disputa política do que às estatísticas.

Os dados divulgados hoje reforçam a percepção de que a economia está aquecendo. A melhor notícia é do aumento do emprego formal com a criação líquida de quase 77 mil empregos no mês de outubro, número bem acima das expectativas do mercado. O comércio foi o segmento que absorveu mais mão de obra (37 mil), sintoma de que a expectativa é grande em relação às vendas de final de ano.

O Banco Central divulgou o IBC-Br, um indicador antecedente do produto interno bruto (PIB), isto é, que serve para prever o PIB. A expansão de 0,4% em setembro está em linha com outros indicadores e sugere que a economia deverá registrar uma expansão no terceiro trimestre.

O mercado anda com um humor razoável, com ligeiro viés otimista. A Pesquisa Focus do Banco Central divulgada hoje mostrou uma ligeira melhora nas expectativas para 2018 com projeção de inflação um pouco menor do que na semana passada (4,02%) e crescimento um pouco maior (2,51%).

Tudo isso pode levar o leitor mais otimista a declarar encerrada a temporada de austeridade e já se preparar para torrar o décimo-terceiro. Vai devagar!

A economia começou a rodar, mas o mercado de trabalho continua muito ruim como os dados do IBGE divulgados nesta semana revelaram. O estoque de subocupados (desempregados mais subempregados) chega a quase 27 milhões de pessoas.  As empresas estão começando a pensar em contratar, mas muito lentamente. O gerente de recursos humanos recebe diariamente centenas e milhares de currículos de pessoas que querem a sua vaga.

Portanto, faça uma escala de prioridades para seu décimo-terceiro. Comece pagando as dívidas; depois faça uma reserva para as contas que insistem em chegar todo início de ano; em seguida, pense em investir em sua capacitação e empregabilidade; e não deixe de reservar uma fatia para aplicações em  sua poupança pessoal e aposentadoria (não dependa do governo para isso).

Sobrou algo? Aí sim, vá às compras e às viagens, com calculadora na mão, sem se impressionar com os descontos da Black Friday.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira