IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Só a estupidez da política pode frear a recuperação

Gesner Oliveira

01/12/2017 10h24

Os dados do PIB divulgados hoje confirmam a recuperação da economia. Pelo terceiro trimestre consecutivo o PIB registrou expansão: 0,1% contra o trimestre anterior. Contra o mesmo  período de 2016, o crescimento foi de 1,4%.

Indústria e serviços revelam neste momento o ritmo de atividade. A agropecuária, que cresceu muito no primeiro trimestre (12,9%), tem seu ciclo sazonal específico. Excluindo a agropecuária, que caiu 3% no terceiro trimestre, a economia apresenta ritmo anualizado de crescimento entre 2,5% e 3%, muito acima das expectativas.

Um aspecto particularmente positivo dos dados recém-divulgados é a expansão do investimento depois de 15 trimestres. A formação de capital cresceu 1,6% em relação ao segundo trimestre. Não é muito, mas é alguma coisa em um país que precisa urgentemente aumentar a taxa de investimento para crescer de forma sustentada.

O conjunto de indicadores para o quarto trimestre sugere que o PIB deve crescer mais de 1% em 2017, o dobro das expectativas dos analistas no início do ano. O que pode interromper a recuperação é evitar fazer as reformas que precisam ser feitas com medo das consequências eleitorais. Se prevalecer esta visão apequenada da política, a recuperação econômica em curso estará comprometida.

Sem a reforma da Previdência, o orçamento público continuará sendo espremido pelos benefícios distribuídos em favor de faixas de renda mais altas; e, mais perverso, financiados em maior proporção pelas camadas mais pobres, que proporcionalmente arcam com uma carga de impostos maior.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira