IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

A janela externa para a economia brasileira está fechando

Gesner Oliveira

06/02/2018 16h50

Apesar do cenário positivo para a economia em 2018, há muita incerteza em relação ao médio prazo.

A reunião do Copom que acontece entre hoje e amanhã não deve trazer maiores surpresas. Novo corte de 0,25 p.p., levando a Selic para 6,75% ao ano, menor patamar da história. A expectativa é pelo comunicado, que pode condicionar novos cortes de juros à aprovação da reforma da Previdência. Com uma economia com baixa inflação e elevada ociosidade, manter os juros baixos por algum período não é tão difícil; o desafio é manter um menor custo do dinheiro por um longo período. Isso exige um ajuste mais profundo, especialmente das contas públicas.

A queda de juros é um dos fatores que tem ajudado a aquecer a economia, e beneficiará diversos setores que ainda possuem capacidade ociosa, como a siderurgia, segmentos de autopeças, construção civil e a indústria em geral. Os resultados operacionais das empresas podem melhorar sem a necessidade de muitos investimentos. A melhora na renda e consumo das famílias também deve ajudar segmentos de varejo e serviços. No curto prazo, portanto, a expectativa é positiva.

Porém, há incertezas para o médio prazo. No lado externo, a dúvida em relação à velocidade da elevação dos juros nos EUA tem causado correção nas bolsas mundo afora. No lado interno, a dificuldade em aprovar a reforma da Previdência gera apreensão sobre o médio prazo.

Até agora, o ambiente externo tem ajudado a recuperação. O mundo está crescendo, consumindo mais nossos produtos e o dinheiro no mundo está barato, o que estimula as bolsas mundiais e a brasileira. Entretanto, a queda recente é um alerta. Depois de um longo período em alta, desde 2008, a correção das bolsas dos EUA era questão de tempo.

A janela externa está fechando. O Brasil avançou no ajuste, mas ainda falta muito, especialmente em relação à reforma da Previdência. A resistência corporativista e o oportunismo populista às reformas tem impedido que o país dê um salto. Em um cenário externo adverso o ajuste terá de ser muito mais drástico com um custo social gigantesco.

 

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira