IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Acordo Mercosul-União Europeia: agora vai?

Gesner Oliveira

12/03/2018 15h41

Será que a novela do acordo União Europeia-Mercosul está em seus capítulos finais? Impossível dizer com certeza, mas a conjuntura nunca esteve tão favorável para um entendimento.

Do ponto de vista da União Europeia, houve mudanças importantes desde que o Presidente francês, Emanuel Macron declarou em 26 de janeiro deste ano que ¨é pertinente tentar finalizar rapidamente o acordo no contexto geopolítico atual¨. Essa mudança de posição daquele que vinha sendo o principal país contrário ao acordo é mais uma luz verde importante.

Isso apesar dos protestos recentes de agricultores franceses que terão de concorrer com entre 70 mil e 99 mil toneladas de carne bovina sul-americana sem tarifas de importação.

O contexto político é agora bastante diverso. O Reino Unido deve deixar o bloco econômico em 2019 e, em paralelo, os EUA têm se afastado da abordagem multilateral com a União Europeia. Além disso, o ataque protecionista de Donald Trump obriga a União Europeia a abrir novas frentes de negociação. Assim, China, União Europeia e outros blocos de países percebem novas oportunidades e estão mais abertos a acordos.

Do ponto de vista do Mercosul, pela primeira vez depois de muitos anos, há um alinhamento de política econômica. Argentina, Brasil e Paraguai têm regimes mais liberalizantes e favoráveis a uma certa liberalização comercial.

Até recentemente, Mercosul era um grupo com uma agenda preponderantemente politica e fortemente influenciada pelo bolivarianismo, cujo o maior representante era a Venezuela. O quadro mudou completamente. A Venezuela não está no bloco, foi suspensa em julho passado devido à ruptura da ordem democrática, e agora deve prevalecer uma agenda mais pragmática e, na medida do possível, liberalizante. Dilma Roussef  e Cristina Kirchner foram destronadas no Brasil e Argentina, respectivamente.

A situação brasileira também pode ser favorável.  Para o Governo Temer, lograr acordo com União Europeia depois de 19 anos de tentativas fracassadas, seria um golaço. Quase que uma compensação pelo fracasso em relação à reforma da previdência.

Lembre-se que o próprio Tratado de Assunção, que criou o Mercosul como uma União Aduaneira, é de 1994, no apagar das luzes de um governo igualmente de transição, o Governo Itamar Franco.

Se bem negociado, um acordo União Europeia -Mercosul é bem-vindo. Amplia os caminhos do comércio bilateral, aumentando potencial de crescimento de médio prazo para os países do Mercosul e para o Brasil em particular. Pode até dar certo.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira