IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

A queda dos juros no Brasil e a alta nos Estados Unidos

Gesner Oliveira

21/03/2018 18h37

O Copom (Comitê de Política Monetária) e o Fomc (Federal Open Market Committee) terminaram nesta quarta-feira suas reuniões de política monetária que decidem sobre a taxa de juros dos países.

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa de juros do país, de 6,75% para 6,50%. Em 17 meses, o Copom cortou a taxa Selic em mais da metade, com redução de 7,75 pontos percentuais. A queda da inflação abriu espaço para a redução dos juros que é essencial para a continuidade da recuperação.

A queda é amparada pelo comportamento favorável da inflação nos primeiros meses do ano. Com isso, a taxa Selic chega ao menor patamar da história.

O comunicado deixou praticamente claro mais um corte de 0,25 pontos percentuais na reunião de 16 de maio. Tal sinalização não era esperada, dado que a expectativa era que o Copom anunciasse o fim do ciclo de queda do juro. O que deve gerar um efeito positivo no mercado amanhã.

Como se sabe, infelizmente os juros na conta do tomador, pessoa física ou jurídica, são bem maiores. A pessoa física paga em média 41,1% no crédito pessoal e a pessoa jurídica 22,3%. Mas, a tendência, é que o juro para o tomador siga em queda.

Nos Estados Unidos, continua o ciclo gradual de alta da taxa de juros. Um aumento de 0,25 ponto percentual, para a faixa entre 1,50% e 1,75%.

A dúvida em relação à velocidade da elevação dos juros nos EUA tem causado correção nas bolsas mundo afora. Uma das grandes questões era se a previsão para 2018 mudaria para quatro aumentos da taxa, fato que ainda não aconteceu, e animou os mercados.

Como isso deve afetar seu bolso? A redução dos juros do Brasil ajuda na recuperação da economia, gerando mais produção e emprego. Auxilia também o financiamento ao consumo e ao investimento, embora as taxas para pessoas físicas e jurídicas sejam muito mais altas.

A subida dos juros nos EUA torna mais atraente a aplicação financeira naquele mercado, aumentando a demanda por dólar no mundo. Isso tende a elevar o preço do dólar em relação a outras moedas, como o real. Para a sequência, é uma tendência a um dólar mais caro no mercado brasileiro. Como a alta é gradual, o impacto não deve ser forte, mas vale a pena prestar atenção naquilo que acontece nos EUA e nos tuítes de Donald Trump para não tomar uma bola pelas costas.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira