IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Economia dá sinais de vida em plena Copa

Gesner Oliveira

15/06/2018 19h04

A economia dá sinais de vida, confirmando uma recuperação modesta até abril. O Banco Central divulgou o índice de atividade econômica, IBC-Br, considerado a prévia do PIB, que registrou alta de 0,46% em abril. Foi o primeiro resultado positivo do ano, depois de três meses em queda.

O número reflete a melhora da indústria (+0,8%), do varejo ampliado, que inclui material de transporte e de construção (+1,1%), e até dos serviços (+1,0%), que andavam mal das pernas. Isso reforça que a economia estava razoável antes da trombada dos caminhões.

A Copa do Mundo dá uma pequena ajuda à atividade econômica. E, se o time do Tite for bem, pode melhorar o humor do brasileiro, que nunca andou tão ruim.

Dados sobre o varejo de maio mostraram alta de 9,4% ante o mesmo período do ano anterior. Chamam atenção os eletrodomésticos, especialmente com a venda de TVs.  Outros segmentos que normalmente se beneficiam com a Copa são as vendas de pacotes de TV por assinatura, além de bares e restaurantes.

Em alguns casos, a produção pode cair em consequência dos feriados informais e pontes  durante a Copa do Mundo. Isso vai diminuir o ritmo de trabalho no comércio e afetar a produção em algumas indústrias, mas pode ser facilmente compensado nos meses seguintes.

A fase de grupos será fácil para o Brasil. A Copa começa para valer a partir das oitavas de final. Apesar da greve dos caminhoneiros, a recuperação econômica continua e o Banco Central tem administrado a forte pressão do dólar. O bicho vai pegar mesmo depois da Copa, com todas as atenções voltadas para o cenário político.

 

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira