IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Governo Bolsonaro sente falta do capitão

Gesner Oliveira

11/02/2019 10h45

Os indicadores de curto prazo da economia estão bons, mas o mercado tem pressa em relação às definições da política econômica do governo Bolsonaro.

A inflação continua baixa, mesmo com as pressões habituais de alguns itens no início do ano. O Relatório Focus do Banco Central de hoje registrou uma queda na projeção de inflação neste ano, de 3,94% para 3,87%.

Na sexta-feira (8), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a inflação de 0,32% para janeiro, resultando 3,78% em 12 meses. O grupo de alimentação e bebidas veio mais salgado, explicando quase 70% da taxa de janeiro.

O mercado continua conservador em relação ao crescimento. A projeção do Focus divulgada hoje é de 2,5% no biênio 2019-2020. A projeção com a qual trabalhamos na GO Associados para 2019 é distinta: mais expansão do PIB (3,3%) e mais inflação (4%).

Os indicadores desta semana permitirão dimensionar melhor o grau de recuperação da economia. Entre quarta (13) e sexta-feira (15), por exemplo, serão divulgados os números do setor do comércio varejista, dos serviços e o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica, do Banco Central), uma prévia do PIB.

Mas o indicador mais importante no mercado doméstico não é elaborado pelo Banco Central ou pelo IBGE, e sim pelo hospital Albert Einstein. O boletim médico sobre o estado de saúde do presidente Bolsonaro está na mira dos analistas econômicos.

Em contraste com a sua internação durante a campanha eleitoral, no momento dramático do atentado que sofreu como então candidato em campanha em Juiz de Fora (MG), a ausência do agora presidente Bolsonaro tem um custo elevado.

O time sente a falta do capitão. Uma série de decisões importantes está em compasso de espera. As pesquisas apontam que a maioria aceita uma reforma da Previdência. Mas qual? A economia tem pressa em obter respostas para estas e outras tantas questões.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira