IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Banho de água fria, destruição de empregos reforça espaço para cortar juros

Gesner Oliveira

24/04/2019 18h49

A perda líquida de 43 mil vagas com carteira assinada em março é um banho de água gelada em quem esperava uma aceleração do emprego. Isso reforça a necessidade de reduzir os juros. A economia está desaquecida, a recuperação não ganhou o vigor esperado e as expectativas para o aumento de preços estão em linha com as metas de inflação para este ano e o próximo. O Banco Central tem espaço para reduzir o custo do dinheiro.

A projeção do mercado era de um ganho líquido de 70 mil empregos, uma diferença de 113 mil postos de trabalho! Muita gente revisou a projeção do PIB, e esqueceu que a menor produção de bens e serviços significa menos oportunidades de trabalho. Mesmo considerando os ajustes sazonais, isto é, as características típicas do mês de março, o resultado foi muito ruim, o pior março desde 2017.

Para virar o jogo e colocar a economia em marcha é preciso dar um basta na picuinha política e concentrar a ação do governo na negociação com o Congresso. Urge aprovar a reforma da Previdência, condição necessária para as expectativas melhorarem e a recuperação ganhar fôlego.

Mas reforma da Previdência não faz milagre nem cria empregos. É condição necessária, não suficiente. A expansão virá do aumento do investimento em infraestrutura, área que vem sendo bem gerida pelo governo. Justamente porque a equipe tem se concentrado naquilo que é prioritário: eliminar os gargalos mediante parceria com a iniciativa privada.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira