IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Manifestação inédita pela reforma da previdência ajuda economia

Gesner Oliveira

27/05/2019 12h45

As manifestações favoráveis às reformas propostas pelo governo Bolsonaro neste final de semana reforçam a melhora das expectativas na economia. Tem muito robô que não foi às ruas, mas tinha muita gente de carne e osso também, algo notável em se tratando de equilibrar as contas do Estado.

Foi o suficiente para sinalizar ao Congresso que a necessidade de reformas não é coisa de tecnocrata, mas uma questão de bom senso.

Uma manifestação ampla a favor de reformar o sistema previdenciário para poupar recursos é quase sem precedentes na história. A Europa, especialmente a França, oferece inúmeros maus exemplos de resistência a reformar o sistema de aposentadorias que faliu com o envelhecimento da população.

Exemplos de sensatez coletiva são raros, mas existem. Na Suíça, em 2012, 67% da população rejeitou, por meio de um referendo, uma proposta que buscava aumentar em duas semanas o período de férias nas leis trabalhistas do país. O eleitor suíço percebeu que o resultado seria mais inflação para todo mundo e rechaçou o populismo.

A pesquisa Focus divulgada hoje, ainda com informações da semana passada, indica melhora. A projeção para o PIB sofreu mais uma ligeira queda, de 1,24% para 1,23%. Mas a inflação prevista pelos melhores analistas do mercado, o chamado top 5, apresentou queda de 4,10% para 4,03%.

Some-se a isso o apoio dos governadores do Sul e Sudeste às reformas e o destravamento da pauta econômica no Congresso desde a semana passada. Há uma luz no fim do túnel para os milhares de desempregados do país.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira