IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Boa notícia para as festas juninas: inflação zero

Gesner Oliveira

03/06/2019 15h10

A boa notícia fica por conta da inflação. O valor do barril de petróleo no mercado internacional está caindo e dólar está voltando para R$ 3,90. Depois do pico de 20 de maio, o preço da moeda norte-americana já caiu 5%.

Outra boa notícia para o consumidor: a Petrobras baixou o preço na refinaria da gasolina em 7% e do diesel em 6%. Desde 16 de maio, o preço da gasolina caiu 12% na refinaria. Agora, é esperar o preço cair na bomba, o que depende da concorrência. Além disso, a conta de luz também deve ficar mais barata em junho, com a volta da bandeira verde.

A soma destes fatores deve levar a uma inflação abaixo de zero, ou seja, àquilo que se chama de deflação! Nada mal para um país que já teve hiperinflação, com mais de 50% ao mês!

 

O mercado não acordou ainda para esta tendência deflacionária. A Pesquisa Focus divulgada hoje ainda registra uma projeção para o índice oficial de inflação, o IPCA, de 0,24% para junho.

Menor inflação significa maior poder de compra para o consumidor. O mesmo Real compra mais bens e serviços. Agora fica faltando a outra parte: a volta dos empregos, algo que exige a retomada do crescimento.

Com uma taxa de inflação menor, e se o Congresso resolver trabalhar nas festas juninas para aprovar a reforma, será possível baixar os juros e estimular a demanda. Os parlamentares precisam resolver trabalhar para milhões de brasileiros conseguirem fazer o mesmo!

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira