IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Consumidor pode se preparar para voltar às compras de imóveis

Gesner Oliveira

06/05/2017 04h00

Um dos maiores sonhos do brasileiro é a casa própria. Apesar disso, entre as pessoas que planejaram comprar um imóvel em 2015, 63% não realizaram este sonho. Fruto da maior crise econômica que vive o país. A crise gerou desemprego, reduziu o consumo e fez o brasileiro adiar diversos planos.

Quem olha para trás na economia brasileira vê uma estrada esburacada, um caminho nebuloso. Mas quem olha para frente enxerga um caminho melhor. A economia do país parece demonstrar os primeiros sinais de recuperação. Ainda pequenos, é verdade, porém parece haver um impulso no sentido de tempos melhores.

O preço dos imóveis é um desses sinais. Em 12 meses, o preço de venda dos imóveis acumula alta de 0,69%, valor abaixo da inflação estimada de 4,1%. Ou seja, descontada a inflação, o preço médio apresenta queda real de 3,3% nos últimos 12 meses, segundo o índice FipeZap. Após sofrer uma correção nos preços nos últimos meses, a retomada da economia e do consumo deve dar novo fôlego o valor de venda dos imóveis.

Não é preciso ter pressa, porém. Diante de muitas incertezas na economia, o mercado imobiliário ainda deve sentir a recessão de 2015 e 2016. No entanto, já é hora de o consumidor poder se preparar para voltar às compras. A era de queda nos preços pode estar ficando pra trás e uma nova dinâmica entrar em vigor.

Há um outro fator que beneficia o consumidor nos meses que virão: as taxas de juros. Depois da taxa de juros básica da economia (Selic) iniciar o ano em 13,75%, houve uma redução de 2,5 pp para 11,25%. A taxa Selic deve terminar o ano de 2017 em 8,5% e permanecer em 2018 próxima a esse nível, praticamente sem alteração. Taxas de juros menores significam que o crédito para o consumidor estará mais barato.

Em 2013 e 2014, a euforia no mercado imobiliário fez os preços subirem de maneira brusca. Os preços não refletiam a realidade da economia. Com a crise que o país está passando, houve uma correção nos preços que coloca os imóveis a níveis mais acessíveis. Este ambiente de preços mais modestos somados a um crédito mais barato forma um cenário propício para bons negócios no mercado imobiliário. Para quem esperou para comprar um imóvel – por vontade própria ou por obrigação –, está chegando a hora de realizar esse sonho.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira