IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

A recuperação econômica chegou ao mercado de trabalho

Gesner Oliveira

29/09/2017 17h36

A taxa de desemprego do país encerrou o trimestre de junho a agosto em 12,6%. A foto ainda é muito ruim: são 13,1 milhões de pessoas sem emprego, mas o filme é animador. É a quinta queda consecutiva na taxa de desemprego, que iniciou 2017 com 13,7% e mostra que a recuperação chegou no mercado de trabalho.

A propensão das empresas a contratar pode aumentar graças à reforma trabalhista. Mas ainda vai demorar para o país se livrar do vício de quase oitenta anos de regulação de inspiração fascista da CLT. O peleguismo e a indústria do litígio trabalhista tentarão resistir.

O aumento do emprego se deve principalmente à indústria com a criação de 227 mil postos de trabalho e um aumento de 1,9% em relação ao trimestre que se encerrou em julho. A construção registrou elevação de 2,9%, sendo responsável por 191 mil vagas.

O aumento da população ocupada foi influenciado pelo crescimento do mercado de trabalho informal. Mais da metade do 1,4 milhão de empregos criados foi sem carteira assinada ou por conta própria.

A taxa de desemprego surpreendeu o mercado que esperava algo entre 12,7% e 13%. Mas, além da queda do desemprego, houve aumento do salário do trabalhador. A renda média real teve um aumento de 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior ficando em R$ 2.105 no trimestre encerrado em agosto.

O país chegou a um ponto de controle de inflação com uma chance de ouro para reduzir os juros. O pior já passou. Se a economia continuar neste ritmo, relativamente blindada da política, o desemprego continuará caindo.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira