IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Lula será condenado à candidatura

Gesner Oliveira

23/01/2018 17h21

2018 começa amanhã. O tão aguardado julgamento em segunda instância do ex-presidente Lula, nesta quarta-feira (24), afetará as eleições e as expectativas econômicas. Cabeça de juiz é imprevisível, mas o cenário base é Lula condenado e candidato.

Um placar de 3 a 0 afetaria positivamente as expectativas, enquanto um 2 a 1 poderia reverter temporariamente o clima de otimismo que tem marcado este início de ano nos mercados. O gol fora de casa vale muito!

O cenário base da GO Associados está baseado no cálculo de probabilidade que utiliza toda informação passada disponível, elaborado pelo estatístico e professor da USP, Sergio Wechsler. Consideram-se, por exemplo, as últimas decisões dos três desembargadores do TRF-4. Em quase quatro anos de Lava Jato, apenas 5 dos 77 condenados pelo juiz federal Sergio Moro foram absolvidos pelo tribunal de Porto Alegre.

Segundo este método, há 75% de chance de confirmação da condenação por um placar de 2 a 1. 17% de chance de um 3 a 0 e apenas 6% de chance de Lula reverter a condenação em primeira instância, de 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Pela importância do processo e pelo fato de que o TRF-4 tem sido rápido nos prazos de análise, um pedido de vista parece pouco provável.

O que se sabe até agora é que o processo não acaba amanhã. Mesmo se Lula for condenado a novela deve se alongar por mais alguns meses, com chances de o episódio final só sair após as eleições. Tanto o Ministério Público Federal (MPF) quanto a defesa do petista podem recorrer da decisão ao próprio TRF-4, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Sem contar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a candidatura de Lula.

Por conta disso, uma eventual campanha presidencial do ex-presidente só dependerá dele próprio e de seu partido, uma vez que o mero registro no TSE já permite a realização de todos os atos de campanha. Não será o TRF-4 quem decidirá sobre sua inegibilidade e o período para os candidatos se registrarem vai de 20 de julho a 15 de agosto.

Portanto, Lula deve ser condenado e candidato. Mas a decisão do TRF-4 é que dará o tom de quão forte será sua candidatura. Um placar elástico de 3 a 0 é desmoralizante, não só no futebol. O PT poderia perder apoio político e o único candidato declaradamente antirreformas e que é competitivo nas urnas ficaria enfraquecido.

O gol fora de casa e o placar apertado daria certo alívio ao petista e, consequentemente, decepcionaria o mercado, ao menos no curtíssimo prazo. Uma reviravolta na condenação é improvável (6%), mas certamente cairia como uma bomba nas expectativas. Seriam necessárias muitas cartas aos brasileiros para conter o pessimismo com o futuro do país nesta hipótese remota, mas não descartável.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira