IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Setor de serviços recuou em janeiro, mas não é o fim do mundo

Gesner Oliveira

16/03/2018 19h05

Embora a queda do setor de serviços em janeiro tenha sido maior do que o mercado esperava, não há razão para pânico. A recuperação continua.

O setor de serviços fechou janeiro em queda de 1,9%, maior recuo desde março de 2017. Em relação a janeiro do ano passado, o volume caiu 1,3%. Já a taxa acumulada em 12 meses teve queda de 2,7%.

O resultado dos últimos 12 meses está melhorando desde abril de 2017, quando estava em -5,1% contra -2,7% na atualidade. Aos poucos o segmento está saindo do fundo do poço.

O volume de serviços no Brasil está 12,4% abaixo do pico mais alto do setor, registrado em novembro de 2014.

Um segmento que também avançou em janeiro foi o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (0,2%), mantendo um comportamento predominantemente positivo desde dezembro de 2016, acumulando nesse período um ganho de 7,0%.

A expectativa para 2018 continua otimista. O consumo das famílias está aumentando e a melhora esperada na atividade industrial deve puxar atividades mais ligadas ao setor, como serviços de transportes. A desaceleração da inflação abre espaço para o Banco Central manter juros baixos até o final do ano, estimulando a atividade econômica.

A próxima semana trará informações úteis para validar (ou não) esta visão relativamente otimista acerca da recuperação. A começar pela prévia do PIB que será divulgada na segunda-feira, seguida pelas reuniões do Copom e do Fomc, terminando com o número da inflação na sexta. . Que o leitor tenha um bom final de semana para se preparar  para esta agenda.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira