PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Histórico

Categorias

Política efervescente, mas economia blindada em 2018

Gesner Oliveira

02/04/2018 16h36

A política continua efervescente, mas a economia está blindada no curto prazo. A temperatura em Brasília segue elevada. Em primeiro lugar, pela evolução do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula, cujo desfecho deverá aumentar a tensão do debate político, independentemente do resultado.

Em segundo lugar, pela Operação Skala que investiga suposto favorecimento de pessoas ligadas ao presidente na concessão de alegados benefícios a empresas do setor portuário. Isso tudo ocorre em meio a uma reforma ministerial necessária para liberar os membros do governo para se candidatar nas eleições.

Apesar de todas estas dificuldades no plano da política, a economia continua blindada no curto prazo. Pode haver uma terceira denúncia contra o Presidente Temer ou a prisão do ex-presidente Lula; os mercados não devem reagir de forma acentuada a nenhum destes eventos. As expectativas estão voltadas para 2019 e não mais para 2018.

Por sua vez, o melhor desempenho da economia real em 2018 está praticamente dado.  As condições para uma expansão de 3% do PIB neste ano estão garantidas. A inflação abaixo de 3% ao ano abre espaço para mais um corte na taxa básica de juros, a Selic.

Do ponto de vista político, Lula está fora da corrida eleitoral. A candidatura de Temer, se formalizada, dificilmente chegaria ao segundo turno.

A questão relevante para a formação das expectativas é se a atual política econômica será encampada pela administração que tomar posse em 2019. Os investidores olham para o futuro. Tremores de terra de 2018 são coisa do passado.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira