IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Reviravolta com pesquisa Ibope: mercado vai virar

Gesner Oliveira

11/09/2018 21h53

Até ontem com a pesquisa do DataFolha, Bolsonaro estava garantido no primeiro turno e perdia de todos no segundo turno, com exceção, talvez, de Haddad.

A pesquisa Ibope de hoje mudou bastante o cenário. Segundo seus dados, mais recentes, Ciro continua sendo o candidato com maior probabilidade de subir a rampa do Planalto, mas Bolsonaro passa a ter chance concreta de ser o próximo presidente.

A explicação é simples. Mesmo não sendo favorito contra cada um dos possíveis adversários no confronto direto de segundo turno, Bolsonaro é o único que, hoje, nele está garantido. Isso pesa a seu favor no cálculo das chances totais de vitória final.

Com base na pesquisa Ibope, o Professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP, Sergio Wechsler, calculou com exclusividade para a GO Associados as seguintes probabilidades. Hoje, Bolsonaro tem 26% de chance de, ao final, vencer a eleição. Ciro continua favorito com 52%, Alckmin 12%, Marina 9% e Haddad 1%.

Após a pesquisa do Ibope, e com o "efeito Ciro" reduzido, o dólar deverá ficar menos pressionado e a Bolsa se recuperar um pouco.

A pesquisa DataFolha fez Bolsonaro dormir praticamente sem chances de ser o próximo presidente (apenas 2% de chance). Já com as probabilidades derivadas a partir da pesquisa Ibope, dormirá com 26% de chance de suceder Michel Temer.

Assustado com a montanha russa? Bem-vindo às eleições brasileiras!

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira