Topo
Blog do Gesner Oliveira

Blog do Gesner Oliveira

Categorias

Histórico

G2 foi mais importante do que o G20: Trégua EUA-China ajuda economia.

Gesner Oliveira

03/12/2018 18h25

Os mercados reagiram bem aos resultados da reunião do G20 realizada na Argentina neste último final de semana.
Apesar do peso do grupo – que representa 90% do PIB mundial e 80% do comércio internacional – reuniões deste tipo não costumam gerar resultados concretos, mas esta foi uma exceção. O encontro serviu para diminuir a tensão comercial entre EUA e China.
Pode-se dizer que a reunião mais importante não foi a do G20, mas sim a do "G2", que ocorreu fora da programação oficial em um jantar o sábado à noite entre os líderes Donald Trump e Xi Jinping Trump concordou em suspender por 90 dias o seu plano de subir de 10% para 25% as tarifas americanas a um conjunto de produtos chineses que representa montante de US$ 200 bilhões. Já a China aceitou discutir "mudanças estruturais" na sua política econômica.
Os resultados são incertos, mas no curto prazo o efeito deverá ser positivo nos mercados financeiros, pois fica afastado temporariamente o temido cenário de sucessivas retaliações comerciais entre EUA e China.
A trégua americana de 90 dias aos chineses não deverá ser tranquila. Será um período intenso em discussões sobre não apenas níveis de tarifas de importação, mas barreiras não tarifárias, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Será um cardápio muito menos apetitoso do que a carne argentina, as panquecas de doce de leite e o vinho de Mendonza servidos na noite de sábado para Trump e Xi Jinping.
Do ponto de vista do mercado financeiro, a perspectiva de curto prazo é de alta das bolsas internacionais, reforçada pelas recentes manifestações do Banco Central dos EUA de que os juros não devem subir tanto quanto se esperava.
Ao cenário externo favorável se soma a uma melhora das expectativas no Brasil. A Pesquisa Focus confirmou as expectativas mais otimistas em relação à inflação.. Os números da inflação estão baixos. O IPCA que será divulgado na próxima sexta-feira deve registrar uma pequena deflação.
Este alívio temporário no cenário externo combinado ao aumento da confiança no cenário interno reforçam a recuperação da produção e do emprego que está em curso em 2018 e poderá vir a se fortalecer em 2019.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.