IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Bom Natal! Feliz Ano Novo?

Gesner Oliveira

16/01/2019 14h10

A Black Friday está pegando no Brasil. Foi apontada  como motivo da alta expressiva no comércio no final de 2018. As vendas de final de ano foram boas.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio do  IBGE, o varejo restrito (que não inclui veículos e materiais de construção) registrou alta de 2,9% em novembro.

Na comparação com novembro de 2017, sem ajuste, o varejo ampliado, que inclui os dois itens citados antes,  tiveram alta de 5,8% em novembro de 2018. É o melhor resultado para o mês de novembro desde 2000.

Com tal resultado, o patamar de vendas do comércio varejista ficou 5,1% abaixo do nível recorde do setor, alcançado em outubro de 2014. Este hiato já esteve em 13,5% em dezembro de 2016.

O consumidor parece mais animado para 2019. Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), nos primeiros 10 dias de janeiro – período que concentra boa parte das promoções – o fluxo de visitantes nos shoppings centers subiu 4,79%, comparativamente ao mesmo período do ano passado.

Mais uma evidência de que se não houver hesitação em atacar o problema das contas públicas internamente, e não acontecer um tsunami na economia mundial, o Brasil crescerá mais de 3% em 2019, acima daquilo que vem sendo esperado pelo mercado.

Brexit, acordo China-EUA e ritmo de crescimento da China estão fora do controle nacional. Mas as reformas, e a da previdência em especial, são condições necessárias para retomar o crescimento.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira