Topo

O que esperar de 2017: Trump, política e economia

Gesner Oliveira

19/12/2016 10h15

Planejar 2017 tornou-se um grande desafio para as empresas e para todas as famílias. Para ajudar nesta difícil tarefa, convidamos o Professor Emérito da Universidade de Columbia, Albert Fishlow que, em visita ao Brasil, compartilhou suas reflexões sobre o ambiente internacional depois de Trump e a conjuntura da economia brasileira.

Segundo Fishlow, a eleição da Donald Trump para a presidência dos EUA é uma grande preocupação para todo o mundo, diante da sua falta de experiência e da escolha dos seus auxiliares próximos, um exemplo desse temor foi a escolha para secretário de Estado dos EUA do presidente da Exxon Mobil, Rex Tillerson. "Além de não ter qualquer experiência anterior, ele chegou a dizer que não vê problemas de aquecimento global e é uma ameaça na eliminação de convênio entre os países para controlar essa questão", afirmou Fishlow.

O Professor afirmou que o Brasil terá dificuldades para retomar o crescimento econômico e há um grande cenário de incerteza pela frente. "É difícil prever quando o Brasil poderá voltar a crescer, mas apenas o corte de juros básicos (Selic) não será suficiente", disse.

Fishlow lembrou que no Brasil, atualmente, diante dos vários acontecimentos, o curto prazo é um dia; o médio, dois dias; e o longo prazo não passa de uma semana.

A equipe da GO Associados e seus consultores especiais também participaram do debate.

Gesner Oliveira
Professor da EAESP-FGV e Sócio da GO Associados

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O que esperar de 2017: Trump, política e economia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Mais Posts