Topo

Falta trabalho para 26,8 milhões. Por isso reforma trabalhista é importante

Gesner Oliveira

17/11/2017 18h12

O drama do desemprego é maior do que parece. A última informação do IBGE é de uma taxa de desocupação de 12,4% no trimestre que se encerra em setembro, correspondendo a 12,9 milhões de brasileiros sem emprego. Mas a situação é ainda pior quando se considera, além dos desempregados, aqueles que, embora tenham alguma ocupação, gostariam de trabalhar mais horas e não encontram oportunidades. São os chamados subutilizados ou subempregados.

23,9% da população brasileira está em situação dramática no mercado de trabalho, correspondente a 26,8 milhões de trabalhadores. 12,9 milhões estão desempregados e 13,9 milhões estão subempregados.

Sempre que se advoga a favor ou contra a reforma trabalhista muito se fala apenas do grupo de desempregados explicando os efeitos de uma nova legislação sobre este segmento. Esquece-se, porém, do grupo daqueles estão subutilizados.

Com uma legislação trabalhista rígida, muitas vezes uma empresa gostaria de contratar alguém para uma atividade específica, mas a legislação não permitia. Flexibilizando o excesso de regras, porém, torna-se mais fácil essas contratações.

O comercio, responsável por aproximadamente 20% dos empregos no país, constitui um, dentre vários, dos setores candidatos a aumentar vagas mediante contrato intermitente.  Diferentemente da indústria, que apresenta um padrão mais estável de contratação ao longo do ano, este setor apresenta alta sazonalidade. A partir de agora, ficará mais fácil contratar para períodos de altas vendas como Páscoa, dia das mães ou festas de final de ano.

O contrato de trabalho intermitente previsto pela reforma trabalhista diminui o custo de contratação, estimulando a geração de mais oportunidades de emprego.  Além de criar novos empregos para aqueles que não possuem trabalho, a reforma também facilita a opção de se trabalhar mais para aqueles que querem aumentar a sua renda. Daí a urgência de implementar a reforma de maneira rápida e segura.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Falta trabalho para 26,8 milhões. Por isso reforma trabalhista é importante - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Mais Posts