Topo

2018: ciclo de crescimento ou voo da galinha?

Gesner Oliveira

28/12/2017 16h07

2017 foi o ano da virada, depois de dois anos de uma brutal recessão. O que esperar de 2018? O brinde de final de ano é pelo início de um novo ciclo de crescimento. O receio é de que seja apenas um voo da galinha.

A Copa do Mundo só começa em junho mas já dá para antever algumas decisões relevantes para o rumo das expectativas em relação à economia: o julgamento do pré-candidato e ex-presidente Lula, no dia 24 de janeiro; a votação (ou não) da reforma da Previdência, com previsão para ir ao plenário da Câmara dos Deputados no dia 19 de fevereiro; e as próprias eleições presidenciais, com primeiro turno marcado para 7 de outubro.

O leitor deve ficar atento aos resultados dessas decisões. Terão impacto sobre o planejamento de seus investimentos, seu plano de aposentadoria ou sua chance de batalhar por um emprego.

No curto prazo, a economia segue bem comportada. O mercado espera uma alta do PIB de 2,68%, o que parece pouco. A economia tem tudo para crescer pelo menos 3% em 2018. Com inflação e juros em queda e capacidade ociosa, níveis de confiança subindo e endividamento das famílias em queda, a expansão está mais ou menos contratada. Mas a história está cheia de favoritos que ficam pelas eliminatórias, como a Itália que vai ver a Copa da Rússia pela televisão.

A projeção para a inflação em 2018 é de 4%, ainda abaixo do centro da meta do Banco Central (de 4,5%). Os alimentos não vão puxar o índice para baixo como neste ano, mas, por ora, não são fonte de preocupação. A taxa de juros Selic deve sofrer novo corte de 0,25 ponto percentual antes do Carnaval, para 6,75% ao ano.

O desemprego continuará elevado, mas deve mostrar recuperação no ano que vem. 2017 foi o ano que estancou a sangria no mercado de trabalho que se viu nos anos de 2015/16. Nesse período, houve destruição de quase 2,9 milhões de empregos com carteira assinada. Neste ano, o resultado deve ficar ligeiramente abaixo de zero. Mas 2018 deve trazer algo próximo a um milhão de empregos.

No lado externo, a perspectiva é que haja uma continuidade da farta liquidez internacional, ou seja, juros baixos, isto é, dinheiro barato no mundo. E razoável crescimento econômico, estimulando nossas exportações. O superávit comercial será menor, mas ainda elevado para os padrões brasileiros, e as contas externas seguirão financiadas com certa tranquilidade pelo ingresso de investimento estrangeiro direto. O dólar deve se manter em patamar relativamente confortável, em torno de R$ 3,20.

O drama é a parte fiscal, que terá algum alívio em 2018, mas que demandará a continuidade da política de ajuste das contas públicas. Desconfie de quem diz que não existe problema com a Previdência e que a reforma é coisa de gente malvada que quer fazer o povo sofrer. Quando a bomba relógio estourar, será o primeiro a querer cortar sua aposentadoria e seu salário. Quem duvidar, basta dar uma olhada no Rio de Janeiro.

Dá para levar esta Copa, mas precisa combinar com os russos. Também dava em 1950 em pleno Maracanã; em 1982 na Espanha com o saudoso Telê; e na África do Sul em 2010, quando Felipe Melo aprontou das suas e os holandeses nos deixaram pelas quartas.

Futebol é mesmo imprevisível e talvez por isso seja tão fascinante. Em contraste, a boa economia precisa ser mais previsível e a política econômica racional para dar um pouco de paz e esperança aos brasileiros em 2018!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

2018: ciclo de crescimento ou voo da galinha? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Mais Posts