O tempo fechou para os países em desenvolvimento
Gesner Oliveira
15/05/2018 18h59
O fortalecimento do dólar nos últimos meses começa a levantar preocupações em relação aos impactos nas economias de países emergentes, mais sensíveis ao humor do mercado global. Esse ajuste monetário americano está abalando as moedas de países emergentes, e Argentina e Turquia estão entre os mais vulneráveis.
Os emergentes são mais sensíveis às mudanças no humor do mercado internacional.
São esses os países onde o dólar mais vem se valorizando, no rastro da expectativa de um aumento maior dos juros nos Estados Unidos.
Por ora, Argentina e Turquia são os dois países mais afetados.
Os países emergentes com grande rombo fiscal enfrentam um grande problema. Em época de pânico, os investidores fogem de seus ativos e procuram ativos denominados em dólar.
Há vulnerabilidades no Brasil que ajudam o real a perder valor, dentre elas a própria transição política e a incerteza acerca das reformas, reforçando a pressão externa.
Diante de uma volatilidade maior e de um dólar mais forte os investidores passaram a ser muito mais seletivos quanto aos mercados emergentes. A tempestade, ainda imperfeita, chegou para os países em desenvolvimento.
Sobre o autor
Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).
Sobre o blog
Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.