Topo

Inflação comportada pode virar o novo normal

Gesner Oliveira

11/01/2019 17h45

Com o dado de dezembro, verificou-se que o governo Temer teve a menor taxa de inflação anual dos últimos sete mandatos de FHC ao próprio Temer, passando por Lula e Dilma.

O IPCA de dezembro foi de 0,15% um pouco acima do esperado (0,1%), mas ainda em nível baixo. No fechamento do ano de 2018, foi de 3,75%, abaixo do centro da meta de 4,5%.

A inflação de 2018 foi pressionada principalmente pelos preços dos produtos e serviços de habitação, transportes e alimentos. Juntos, estes três grupos foram responsáveis por 66% do IPCA do ano.

Plano de saúde, energia e gasolina foram os 'vilões' da inflação em 2018. Individualmente, o preço do plano de saúde foi o item de maior impacto na inflação do ano, segundo o IBGE. Com alta acumulada de 11,17%, os planos de saúde responderam por 0,44 p.p. do índice geral de 2018.

Mas 2018 é passado. A expectativa para 2019 é de uma taxa de inflação ligeiramente superior, de 4%, mas ainda abaixo da meta para este ano, de 4,25%.

No Brasil, é raro ter a inflação e as expectativas inflacionárias em patamares baixos. Inflação baixa é uma das condições necessárias para que o país reencontre o caminho do crescimento.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Inflação comportada pode virar o novo normal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Mais Posts