Topo

Mercado à beira de um ataque de nervos

Gesner Oliveira

26/03/2019 17h47

Hoje foi divulgado o IPCA-15 de março que aponta uma inflação de 0,54% para o período de até 15 de março, ligeiramente superior ao esperado pelos analistas. Em 12 meses, a taxa é de 4,18%, inferior ao centro da meta de inflação deste ano, de 4,25%.

Aproximadamente 80% da alta no mês de março correspondeu somente a dois grupos. Alimentação e Bebidas registrou a maior variação na passagem de fevereiro para março (1,28%), com impacto de 0,32 ponto percentual (p.p.) no IPCA-15 do mês. Transportes subiu 0,59%, contribuindo com impacto de 0,11 p.p.

Dentro do grupo de "Transportes", o reajuste do ônibus urbano pesou em algumas cidades como Porto Alegre 9,3%), Recife (7,31%) e Curitiba (5,9%).

O índice de difusão, isto é, a proporção de itens que tiveram um reajuste positivo no mês, foi de 60%. Mas o  problema atual não é do número da inflação, mas a apreensão com o clima político para aprovar a reforma da previdência.

Um exemplo disso está na ata do COPOM divulgada nesta terça. Segundo o texto, há uma  "frustração das expectativas sobre a continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira".

Outro exemplo. As atenções hoje estavam voltadas para audiência do ministro Paulo Guedes na Câmara dos Deputados (CCJ). Mas a ida do ministro foi adiada sob a alegação de que ainda não há um relator para a reforma. No momento da divulgação do adiamento a Bolsa reverteu temporiariamente o movimento de alta.

O leitor deve ir se acostumando com a atual conjuntura de frequentes aflições. É um clima digno do filme de Pedro Almodovar.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mercado à beira de um ataque de nervos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Mais Posts