IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Queda dos juros ainda não aliviou o bolso do cidadão

Gesner Oliveira

27/10/2017 17h28

Todo mundo fala que os juros estão caindo, mas o cidadão ainda não sentiu grande diferença no bolso. Apesar da recente queda, os juros baixos ainda parecem estar muito longe do bolso do consumidor. A Selic, atualmente em 7,5%, estão muito longe dos 332% de juros do cartão de crédito, mostrando o elevado custo do crédito ainda no país.

O Banco Central divulgou as informações sobre o crédito do sistema financeiro, referentes ao mês de setembro. Os números divulgados reforçam o cenário de recuperação gradual do mercado de crédito voltado para as famílias, enquanto o crédito para as empresas segue mostrando números fracos.

O consumo está em recuperação. O investimento das empresas continua parado. Os saldos totais de crédito na carteira dos bancos corresponderam a R$ 3,1 trilhões no mês, queda real (excluindo a inflação) 4,4%, na comparação com setembro do ano passado.

As concessões de crédito registraram queda de 0,6% no mês, refletindo o resultado fraco do segmento empresarial, que caiu 6,0% em setembro. Por outro lado, as concessões para o segmento para as pessoas físicas subiram 0,6%.

A taxa média das operações de crédito caiu para 27,0%, uma redução de 1,45 p.p. contra o mês anterior. A queda das taxas de juros e dos spreads mostram que, diante da queda da taxa básica de juros da economia (Selic), dos sinais de recuperação, inclusive do mercado de trabalho, os bancos estão mais dispostos a conceder mais empréstimos já que a chance de calote é menor.

Para este ano, a expectativa é que as taxas de juros continuem caindo, refletindo tanto a queda da taxa Selic e a melhora da atividade econômica e do mercado de trabalho. Mas nada disso é possível se o ajuste fiscal for interrompido sem a continuidade das reformas.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira