IPCA
0.01 Jun.2019
Topo
Blog do Gesner Oliveira

Blog do Gesner Oliveira

Categorias

Histórico

Dá pra salvar 2019 do Pibinho, se não fizer gol contra

Gesner Oliveira

2030-05-20T19:17:11

30/05/2019 17h11

Ninguém deveria ficar feliz ou surpreso com a queda de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2019. Mas ainda dá para salvar o ano, se o governo não fizer gol contra.

A queda na produção nos primeiros três meses estava anunciada. A prévia do banco Central e de outras instituições apontavam nesta direção. Famílias e empresas estão adiando decisões de compras e investimentos até ficar mais claro para onde vai o Brasil.

O declínio de 0,2% anunciado hoje é o primeiro desde o quarto trimestre de 2016. O PIB permanece no patamar de 2012, de sete anos atrás. Não é recessão, tecnicamente definida como dois trimestres de taxa negativa, mas é motivo de apreensão, especialmente quando 28 milhões de pessoas não encontram oportunidades adequadas no mercado de trabalho.

No entanto, 2019 não está perdido. Houve uma melhora no ambiente político. O destravamento da pauta econômica no Congresso e a tentativa de diálogo entre os Poderes ajudaram a melhorar as expectativas.

Mas para funcionar, será preciso mais. Em particular, será necessário votar, pelo menos em primeiro turno, a reforma da previdência no primeiro semestre. E estimular a demanda com liberação de FGTS e redução da taxa básica de juros. E, acima de tudo, evitar polêmica desnecessária. O resto, o mercado faz sozinho.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.