IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Apesar das turbulências, tem muita gente apostando no Brasil

Gesner Oliveira

05/04/2019 17h24

A semana foi marcada por intensa discussão no Congresso em torno da reforma da Previdência. Apesar das incertezas da conjuntura, tem gente disposta a investir em infraestrutura, algo esencial para estimular o crescimento do país, gerar empregos e melhorar a competitividade da produção nacional.

Hoje, foram leiloados seis terminais portuários localizados no Pará: cinco deles em Belém e um no porto de Vila do Conde, no município de Barcarena.

Uma particularidade do leilão desta sexta é que todos os consórcios vencedores são nacionais. Os lances ofertados somaram R$ 448 milhões, e os futuros concessionários investirão outros R$ 430 milhões nas áreas, utilizadas para movimentação e armazenamento de combustíveis.

Na semana que vem e nos próximos meses, a reforma da Previdência continuará na pauta. Afinal, trata-se de matéria sensível e complexa. O debate acirrado da última quarta na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) foi apenas o começo.

No tocante à economia, o lance mais significativo da próxima semana deve vir do exterior. As atenções estarão voltadas para um esperado acordo comercial entre Estados Unidos e China, cuja assinatura poderá ter repercussões globais.

Se tudo ocorrer como Donald Trump tem anunciado e as autoridades chinesas vêm sinalizando, em favor de um acerto entre as duas superpotências, as moedas dos países emergentes serão beneficiadas.

Traduzindo para o dia a dia dos brasileiros: dólar mais barato em termos de reais, menor impacto sobre a inflação e mais espaço para reduzir os juros.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira