IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Mercado exagera ao cortar pela 8ª vez previsão para o PIB em 2019

Gesner Oliveira

22/04/2019 10h52

O mercado errou, durante a euforia logo depois das eleições, ao superestimar o desempenho da economia. Na esteira do fenômeno Bolsonaro, muita gente minimizou as dificuldades de implementar as reformas. Nos primeiros obstáculos no Congresso, o pêndulo mudou. O exagero agora é no sentido contrário. Daqui a pouco vai ter gente falando em recessão. Não caia nessa.

É compreensível ser conservador diante das incertezas da conjuntura. Não precisa queimar a largada. Mas quem amarelar neste momento pode perder grandes oportunidades no mercado financeiro e na economia real.

A Pesquisa Focus divulgada há pouco revelou a oitava queda consecutiva da projeção de crescimento para 2019: de 1,95% para 1,71%. E deve declinar mais nas próximas semanas, à medida em que a pesquisa incorporar os números mais recentes.

Ocorre que as previsões vêm sendo calibradas mais pelo calor das expectativas do que pela frieza dos números. E o clima piorou diante dos frequentes tropeços na tramitação da reforma da Previdência.

Mas a janela de oportunidade para crescer mais em 2019 continua escancarada: ambiente internacional um pouco melhor, inflação baixa, contas externas robustas e enorme capacidade ociosa, condições ideais para uma recuperação mais vigorosa. Um mínimo de habilidade na condução do processo no Congresso pode reverter rapidamente o clima de apreensão.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira