IPCA
-0.04 Set.2019
Topo
Blog do Gesner Oliveira

Blog do Gesner Oliveira

Categorias

Histórico

Banco Central não disse, mas juros podem cair em 2019

Gesner Oliveira

08/05/2019 19h44

O comunicado do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central não disse, mas o juro ainda pode cair em 2019. A decisão anunciada na última reunião do Comitê, de manter a taxa Selic em 6,5%, não surpreendeu. Mas 2019 ainda pode trazer melhores dias com a redução dos juros.

Para decidir pela manutenção da Selic, o Banco Central colocou dois pesos na balança. De um lado, a demora para aprovação da agenda de reformas, em especial a da Previdência, bem como a insegurança em relação à economia global. Os mercados se agitam ao sabor dos tuítes de Donald Trump.

De outro lado, a economia brasileira anda devagar. O comunicado do Copom reconheceu o aumento da ociosidade. Traduzindo o economês, constatou o fato óbvio de que há muitos segmentos parados. As máquinas não funcionam e 27 milhões de pessoas estão desocupadas, parcial ou totalmente.

No "copomês" do comunicado foi mencionado "balanço simétrico". Para romper essa situação, será necessário dar um choque de expectativas, fazendo com que os investimentos voltem a crescer e as empresas voltem a contratar pessoal. Isso depende do avanço mais rápido da reforma da Previdência.

Uma aprovação, ainda que apenas pela Câmara dos Deputados, já mudaria o humor do mercado e abriria espaço para o BC reduzir os juros antes da chegada da primavera de 2019.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.