IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Incertezas na era pós-Lula

Gesner Oliveira

29/01/2018 16h50

A condenação unânime em segunda instância do ex-presidente Lula gerou um clima de euforia que pode ser revertido a qualquer momento. Isso porque diminuíram as chances de um candidato competitivo e apoiado por uma coalizão declaradamente contrária às reformas. Será?

O resultado de 3 a 0 enfraqueceu a narrativa do PT e restringiu a margem para recursos por parte da defesa. O julgamento como evento midiático, aliado a focos controlados de mobilização de rua, acabou gerando a percepção de que o afastamento da candidatura Lula é possível. Mas Lula não está morto.

Várias dúvidas persistem, colocando limites à onda de otimismo na Bolsa nos dois últimos pregões da semana passada. Três pontos chamam atenção. Primeiro, não se deve subestimar a capacidade da defesa de Lula de postergar o processo. É verdade que a margem para recursos ficou reduzida, mas com um pouco de imaginação no sistema jurídico brasileiro, pode-se ganhar muito tempo. O suficiente, por exemplo, para chegar a inscrição da candidatura no TSE. Um eventual recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) pode adiar de vez a decisão.

Segundo, a cabeça do eleitor é quase tão imprevisível quanto a do juiz. Os primeiros sinais de como ficará a corrida eleitoral saem nos próximos dias com as pesquisas do Ipsos e do Datafolha. Há duas questões chave: se Lula continua liderando ou até se tornando mais competitivo; e para onde iriam seus votos em caso de queda nas pesquisas.

Por ora, a hipótese de eventual fortalecimento de uma candidatura de centro é apenas isso: uma hipótese. Especialmente se não houver uma plataforma alternativa favorável às reformas e com apelo popular. Tal possibilidade depende em grande medida da continuidade da recuperação da economia e, mais importante, da percepção de bem-estar que a recuperação venha a provocar no eleitor.

Isso leva ao terceiro ponto da reforma da Previdência, com previsão para ser votada após o Carnaval. No ano passado, o déficit da Previdência Social chegou a R$ 269 bilhões, o maior rombo desde o início da série histórica, em 1995. Não adianta a economia recuperar hoje se o amanhã continua incerto. Mesmo com inflação sob controle e a baixa dos juros, o insucesso com a aprovação da reforma abalará o otimismo do mercado, o suficiente para dar muito susto para quem investe na Bolsa.

O Brasil pode estar prestes a surfar uma onda de otimismo. Mas muita água vai rolar. A era pós-Lula mal começou, mas já está repleta de incertezas.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira