IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Recado do Copom abre brecha para reforçar o consumo

Gesner Oliveira

15/02/2018 16h38

Todo mundo quer saber como vai ficar o custo do dinheiro. A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada hoje deixa uma brecha para nova redução na taxa de juros em março, quando o Copom se reúne novamente.

Em bom copomês (a língua complicada do Copom), foi dado o recado de que, caso a conjuntura evolua favoravelmente, daria para promover novo corte na taxa de juros.

A inflação tem evoluído melhor do que o esperado. Isso é ilustrado por vários indicadores, como o IPCA de janeiro ou o índice geral de preços o IGP-10, divulgado hoje.

O indicador da FGV apresentou alta de apenas 0,23% no mês de fevereiro, abaixo da expectativa do mercado, de 0,32%. E se mantém em deflação de 0,42% no acumulado dos últimos 12 meses. Tanto os produtos agrícolas, como industriais no atacado contribuíram para o resultado favorável do mês, sugerindo que os preços devem se manter bem-comportados para os consumidores no varejo.

A continuidade na redução dos juros será importante para reforçar a recuperação. Juros menores barateiam o crédito e incentivam a produção e o consumo.  Ao reduzir a Selic, o Copom busca baratear o acesso ao crédito, incentivar a produção industrial e alavancar o consumo das famílias.

Após dois anos, o comércio voltou a crescer e fechou 2017 em alta de 2%. Uma continuidade na queda dos juros contribuiria para colocar combustível na recuperação. Isso é importante para melhorar a situação do desemprego que na média do ano ainda estará em dois dígitos.

Um juro menor ajuda a diminuir o desemprego. E remunera menos as aplicações financeiras. A história brasileira de juros siderais deixou muita gente mal acostumada, achando que pode descansar tranquilo enquanto seu dinheiro se multiplica pela aritmética dos juros compostos.

Em uma economia com juros mais baixos (um pouco mais baixos), será preciso buscar novas alternativas de rentabilidade. E naturalmente correr mais riscos.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira