IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Quando os juros mais baixos irão aliviar seu bolso?

Gesner Oliveira

27/02/2018 17h12

A queda da inflação é sempre uma boa notícia para o consumidor. No acumulado de 12 meses, o IPCA atingiu 2,86%, seguindo na sua trajetória de queda, abaixo da meta estipulada pelo Banco Central de 4,5%. No ano passado, a inflação oficial no Brasil foi de 2,95%.

O Relatório Focus do Banco Central mostrou uma redução da expectativa de inflação pela quarta semana consecutiva, de 3,81% para 3,73%. Há um mês, estava em 3,95%. A taxa básica de juros, a chamada Selic, caiu de 14,25% em setembro de 2016 para 6,75% em fevereiro de 218, um período de 16 meses.

Ótimo para a economia que deixou a pior recessão da história em 2015/16 para um ritmo atual de crescimento superior a 3%. O problema é que as pessoas ainda pagam um juro elevado quando tomam crédito.  Como e quando isso pode mudar?

O atual cenário é de inflação abaixo da meta de 4,5% e câmbio relativamente apreciado entre R$ 3,10 e R$ 3,30. Essa combinação abre espaço para que o Banco Central diminua os juros em 0,25% na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM).

A queda da Selic é uma condição necessária para reduzir as taxas de juros que chegam ao consumidor, mas não suficiente. A redução ainda é pequena. Conforme o Banco Central, o juro médio total cobrado no rotativo do cartão de crédito caiu 6,9 pontos porcentuais no primeiro mês de 2018. Com isso, a taxa passou de 334,8% em dezembro para 327,9% ao ano em janeiro.

De acordo com a nota do Banco Central divulgada hoje, a pessoa física paga em média 41,1% no crédito pessoal e a pessoa jurídica 22,3%. Muito acima da Selic que poderá cair para 6,5% na próxima reunião do Copom.

Não há uma solução fácil para os juros elevados que as pessoas pagam no Brasil, mesmo quando a taxa primária está caindo. São muitas as razões, incluindo a falta de informação de histórico de crédito, impostos, risco de inadimplência e a insegurança jurídica.

Uma das 15 medidas requentadas que o governo apresentou na semana passada ataca exatamente a questão da informação. Trata-se do projeto de cadastro positivo de crédito que andava meio esquecido.

O projeto reformula a atual legislação do cadastro positivo, estabelecendo a inclusão automática dos consumidores na base de dados. Como consequência de maior adesão e informação, torna-se mais fácil identificar bons pagadores e consequentemente oferecer taxas mais atraentes.

Não há milagre envolvido e os juros não cairão para um dígito apenas em função do cadastro positivo. Mas é uma medida positiva, cuja aprovação requer foco. Faria muito bem para a economia se, a exemplo das outras 14 medidas, o Congresso focasse em seu trâmite e aprovação. Está na hora de pensar no consumidor e no país, deixando as picuinhas entre os candidatos para a disputa eleitoral.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira