IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Crise dos combustíveis limita redução do desemprego

Gesner Oliveira

29/05/2018 16h57

O choque da greve dos caminhoneiros impôs perdas diretas e indiretas para a economia, diminuindo a capacidade de geração de empregos. A queda da taxa de desemprego será mais lenta e a recuperação da economia mais demorada.

Com o efeito da paralisação, estima-se uma perda direta de cerca de R$50 bilhões. O problema é que a greve também gera perdas indiretas como queda da confiança e das expectativas, o que traz um efeito negativo sobre serviços, produtos e sobre o mercado de trabalho.

Os dados do IBGE divulgados hoje reforçaram a impressão de melhora gradual do mercado de trabalho. A expectativa é a de recuperação ao longo de 2018, mas em ritmo lento, mantendo a taxa de desemprego em dois dígitos.

O índice de desemprego atingiu 12,9% no trimestre encerrado em abril de 2018, equivalente a 13,4 milhões de pessoas que estão ativamente procurando postos de trabalho sem sucesso. A taxa caiu relativamente ao registrado no trimestre encerrado em março (de 13,1%) e em comparação com o mesmo trimestre móvel do ano anterior, de fevereiro a abril de 2017 (13,6%).

No primeiro trimestre do ano é normal que o desemprego suba, refletindo as demissões dos temporários que trabalharam nas festas de fim de ano. A partir de abril é que o número tende a cair como de fato está acontecendo, ainda que de forma lenta.

As empresas só vão começar a contratar para valer quando sentirem um mínimo de segurança no vigor da retomada e no cumprimento da lei. O oposto da bagunça generalizada que reinou nos últimos nove dias.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira