IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

A construção pode trazer os empregos perdidos

Gesner Oliveira

26/02/2019 11h39

A recuperação da economia ainda está em marcha lenta. A última Pesquisa Focus mostrou que a projeção para o PIB de 2019 permanece em 2,48%.

Mas nem todos os segmentos estão parados. Alguns, que sofreram muito durante a crise, estão dando sinais de vida. É o caso da cadeia produtiva da construção, que tem forte efeito sobre a geração de empregos.

Os indicadores começam a ter maior consistência, considerando os dados de vendas no varejo e na indústria, o aumento dos financiamentos imobiliários e a recuperação dos preços dos imóveis e da mão de obra contratada.

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC), as vendas de imóveis cresceram 4,4% no quarto trimestre de 2018 e 19,2% na média do ano.

No segmento corporativo de imóveis, começa a surgir uma queda da vacância de espaços para escritórios e a recuperação de preços.

Após três anos de queda, a indústria de material de construção registrou crescimento de 1,2% do faturamento real em 2018 em relação a 2017. A geração anual de vagas na indústria de material de construção registrou expansão de 1,7%. A Associação Brasileira da Indústria de Material de Construção (Abramat) estima uma expansão de 2% no faturamento do setor em 2019.

Ressurgiu um consumo formiguinha. Os indicadores recentes da Abramat sugerem aumento do número de pessoas e de empresas que estão retomando obras e ajustes de manutenção, impulsionando as vendas de materiais de construção.

As vendas e a confiança recuperam-se gradualmente, mas também os financiamentos imobiliários reverteram a trajetória de queda em 2018. Nesse período, foram investidos R$ 57,4 bilhões na aquisição e construção de imóveis, alta de 33% sobre 2017.

A disponibilidade crescente de recursos possibilitou o aumento de 30% das unidades financiadas em 2018 (228,4 mil imóveis) em relação ao nível de 2017 (175,6 mil), conforme dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).  Apenas em dezembro de 2018, foram financiados 23,4 mil imóveis, uma expansão de 60,9% relativamente a dezembro de 2017!

Na Sondagem de Construção da Confederação Nacional da Indústria, os indicadores de atividade e de emprego do setor continuam apontando alta.

A esperança é que a recuperação do setor de construção contribua para a geração de postos de trabalho, atenuando o grave problema do desemprego  e subemprego, que afeta cerca de 27 milhões de pessoas.

 

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira