IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

A bolsa está cara ou barata?

Gesner Oliveira

13/09/2017 16h09

Depois de 9 anos, a bolsa de valores alcançou a máxima nominal histórica ao atingir 75.332 pontos. O recorde anterior havia sido registrado em maio de 2008, quando o índice chegou a 73.920 pontos. Na atual conjuntura de melhora da economia, o que fazer com o dinheiro poupado? O momento de investir na bolsa já passou ou ainda há espaço para novas altas?

Quem tem razão: o pessimista que acha que ainda estamos longe dos tempos de vacas gordas ou o otimista que acha que ainda há muito o que crescer e que é hora de surfar na onda da recuperação?

Do ponto de vista econômico, o otimista parece ter mais razão. A situação econômica do país está melhorando. Ao analisar mais de 35 variáveis da economia e verificar o quanto a recuperação está difusa entre os setores, 27 estão apresentando alta em junho. Apesar da queda no setor de serviços de 0,8%, a maioria dos indicadores de consumo, confiança, produção apontam para uma melhora.

Mas a pergunta persiste:é hora de ir para Bolsa ou melhor optar por outros ativos como renda fixa? Na realidade, a bolsa não renovou a sua máxima histórica. Isso porque o Índice Bovespa nada mais mede do que o comportamento de preço do mercado. Como houve uma inflação elevada no período, mesmo que os papéis não se valorizassem, o índice teria subido. Corrigido pela inflação, o recorde obtido em maio de 2008, de 73.920, na Bolsa seria de cerca de 125.000.

A recuperação da produção e a baixa inflação e, sobretudo a queda dos juros apontam para um crescimento das ações. E o ambiente ideal para a subida da Bolsa. Assim, quem busca um retorno maior pode aproveitar essa onda.

Mas lembre-se que precisa ter apetite para risco porque os mercados ficarão voláteis. Desde o risco Janot, que aos 45 do segundo tempo de seu mandato pode brindar o país com uma saideira contra o Presidente da República; seja o risco Lula, cuja candidatura poderia representar uma guinada na política econômica. A única certeza é a de que ninguém vai morrer de tédio.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira