IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Dia da mulher: ainda falta muito para fechar o abismo entre gêneros

Gesner Oliveira

07/03/2018 19h28

Não é novidade que a diferença de ganhos no mercado de trabalho entre homens e mulheres é enorme. O desafio é encontrar formas de superar tal problema. O mercado por si só não dá uma solução. Excesso de intervenção governamental é ainda pior.

Em pleno século XXI, a situação é desanimadora em escala global. Segundo  relatório do Fórum Econômico Mundial, a disparidade salarial gira em torno de 60% e a igualdade de gêneros no planeta só será possível em 2095.

A situação do  Brasil é desalentadora. O país está em 124º lugar entre 142 países, na classificação de igualdade de salários. O Brasil é o penúltimo das Américas, ficando à frente apenas do Chile. As mulheres ganham em média 76% do salário recebido pelos homens, de acordo com a última pesquisa do IBGE.

As mulheres trabalham mais e ganham menos. Trabalham em média, três horas por semana a mais do que os homens, combinando ocupações remuneradas, afazeres domésticos e cuidados de pessoas.

Para a média e alta gerência, as mulheres chegam a receber 32% a menos. Em estudo de 2016 do Fórum Econômico Mundial, analisando a paridade de sexos no mundo, o Brasil ocupa a 79ª posição entre 144 países.

De acordo com estudo da  Consultoria Mckinsey, ter mulheres em cargos de liderança aumenta em 21% a chance de uma empresa ter desempenho financeiro acima da média. Mesmo com esta constatação, o mesmo estudo demonstrou que as empresas com maior índice de diversidade apresentam apenas 10% de mulheres no seu corpo executivo. No Brasil este indicador é de 7,7% de acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte em 2017.

Com tanta desigualdade, ainda dá para celebrar o Dia Internacional da Mulher? Claro que sim. Especialmente para debater de forma ampla a melhor maneira de combater o preconceito contra a mulher, bem como toda forma de preconceito, em organizações públicas e privadas.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira