Blog do Gesner Oliveira

Recuperação da economia continua

Gesner Oliveira

A recuperação da economia está em curso, apesar do pessimismo de alguns analistas. Segundo dados do IBGE divulgados hoje, os serviços avançaram 0,1% em fevereiro relativamente a janeiro. O resultado veio abaixo do esperado pelo mercado e insuficiente para recuperar as perdas do mês anterior, mostrando a dificuldade da recuperação do setor.

Por sua vez, o resultado do varejo (-0,2%) divulgado nesta semana ficou abaixo da expectativa do mercado, que esperava expansão de 0,7%. O acumulado nos últimos doze meses cresceu 2,8%, mantendo a recuperação em curso desde outubro de 2016.

Na comparação com fevereiro de 2017, o chamado varejo restrito, que exclui vendas de veículos e de construção, registrou alta de 1,2%. No primeiro bimestre do ano, o setor apresenta avanço de 2,2%.

Os dados de atividade do primeiro bimestre seguem mostrando números aquém do esperado, levando a uma revisão para baixo das projeções.  A expectativa é de alta de 3,5% do varejo restrito em 2018, com as atividades ligadas à comercialização de bens duráveis e semi-duráveis liderando a expansão do setor.

A moral da estória é que a recuperação é lenta e gradual.  Apesar da decepção com os dados de janeiro e fevereiro, os indicadores antecedentes de março são mais animadores.

Resta o consolo de que embora não haja um boom da economia, a recuperação tem sido consistente. Até quando pode durar? Depende do resultado das eleições.