IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Recuperação da economia continua

Gesner Oliveira

13/04/2018 20h52

A recuperação da economia está em curso, apesar do pessimismo de alguns analistas. Segundo dados do IBGE divulgados hoje, os serviços avançaram 0,1% em fevereiro relativamente a janeiro. O resultado veio abaixo do esperado pelo mercado e insuficiente para recuperar as perdas do mês anterior, mostrando a dificuldade da recuperação do setor.

Por sua vez, o resultado do varejo (-0,2%) divulgado nesta semana ficou abaixo da expectativa do mercado, que esperava expansão de 0,7%. O acumulado nos últimos doze meses cresceu 2,8%, mantendo a recuperação em curso desde outubro de 2016.

Na comparação com fevereiro de 2017, o chamado varejo restrito, que exclui vendas de veículos e de construção, registrou alta de 1,2%. No primeiro bimestre do ano, o setor apresenta avanço de 2,2%.

Os dados de atividade do primeiro bimestre seguem mostrando números aquém do esperado, levando a uma revisão para baixo das projeções.  A expectativa é de alta de 3,5% do varejo restrito em 2018, com as atividades ligadas à comercialização de bens duráveis e semi-duráveis liderando a expansão do setor.

A moral da estória é que a recuperação é lenta e gradual.  Apesar da decepção com os dados de janeiro e fevereiro, os indicadores antecedentes de março são mais animadores.

Resta o consolo de que embora não haja um boom da economia, a recuperação tem sido consistente. Até quando pode durar? Depende do resultado das eleições.

 

 

 

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira