O tempo fechou para os países em desenvolvimento
O fortalecimento do dólar nos últimos meses começa a levantar preocupações em relação aos impactos nas economias de países emergentes, mais sensíveis ao humor do mercado global. Esse ajuste monetário americano está abalando as moedas de países emergentes, e Argentina e Turquia estão entre os mais vulneráveis.
Os emergentes são mais sensíveis às mudanças no humor do mercado internacional.
São esses os países onde o dólar mais vem se valorizando, no rastro da expectativa de um aumento maior dos juros nos Estados Unidos.
Por ora, Argentina e Turquia são os dois países mais afetados.
Os países emergentes com grande rombo fiscal enfrentam um grande problema. Em época de pânico, os investidores fogem de seus ativos e procuram ativos denominados em dólar.
Há vulnerabilidades no Brasil que ajudam o real a perder valor, dentre elas a própria transição política e a incerteza acerca das reformas, reforçando a pressão externa.
Diante de uma volatilidade maior e de um dólar mais forte os investidores passaram a ser muito mais seletivos quanto aos mercados emergentes. A tempestade, ainda imperfeita, chegou para os países em desenvolvimento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.