IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Greve dos caminhoneiros derruba emprego

Gesner Oliveira

22/06/2018 16h11

Não bastasse o impacto sobre a inflação, a greve dos caminhoneiros derrubou o emprego. Apesar de ter sido positivo pelo quinto mês consecutivo, a geração líquida de postos de trabalho caiu em maio em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Em maio, o saldo líquido de geração de vagas formais, ou seja, a diferença entre os admitidos e demitidos foi de 33,7 mil, enquanto o mesmo mês, no ano anterior, foram geradas 34,3 mil vagas líquidas.

A geração líquida de 33,6 mil postos de trabalho ficou abaixo da expectativa do mercado (60 mil). Na média histórica, o mês de maio apresenta geração líquida de 143,3 mil vagas. Normalmente, o mês é bom, devido à contratação da agricultura para a próxima safra. 2018 foi um ano de vacas magras: ficou cerca de 110 mil abaixo da média.

A indústria e o comércio foram os segmentos que mais fecharam vagas no mês. Tais números provam  que a greve dos caminhoneiros produziu diversos efeitos negativos sobre a economia, inclusive sobre o mercado de trabalho.

A economia deve continuar gerando vagas ao longo do ano, mas em um ritmo abaixo do esperado no começo do ano e muito aquém do necessário para atenuar pelo menos o drama do desemprego.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira