IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Argentina: torcendo contra no futebol, mas a favor na economia

Gesner Oliveira

26/06/2018 13h31

As expectativas do Brasil estão piorando. Segundo o Relatório Focus, a previsão para o PIB em 2018 está em 1,55%, oitava queda consecutiva, enquanto que para a inflação  é de 4%, sexta alta seguida.

As coisas estão ainda piores na Argentina: greve geral, inflação superior a 25% e o dólar cada vez mais caro em pesos argentinos. A gente torce contra a Argentina na Copa, mas a favor na economia. A saúde de muitos setores e regiões do Brasil depende daquele país vizinho.

A paralisação do transporte rodoviário de cargas e as medidas adotadas para solucionar a crise, como o tabelamento do frete, abalaram a economia brasileira. Na Argentina, a atual greve geral atinge os serviços públicos, os postos de gasolina e os bancos, parando o país.

Desde dezembro, o peso argentino perdeu metade de seu valor em dólar. Em comparação, a moeda brasileira se desvalorizou 12% no mesmo período. Sem falar da inflação, que está em 2,7% no Brasil, bem menor do que os quase 27% da Argentina.

A taxa básica de juros no Brasil está em 6,5% contra 40% na Argentina. O rombo nas contas públicas está em torno de 2% no Brasil contra 3,5% do déficit argentino.

Mas a grande diferença reside na situação das contas externas.  As reservas internacionais no Brasil são maiores que as da Argentina (17,8% do PIB contra 7,9%). Isso permite que o banco central brasileiro tenha mais munição para evitar uma explosão do preço do dólar em reais,  atenuando seus impactos inflacionários.

O déficit em conta corrente argentino é de 5% do PIB contra 0,4% no Brasil. Diante das dificuldades externas, as autoridades argentinas tiveram de recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Com um pouco de sorte, a Argentina passa às oitavas de final. Vai precisar de muito mais para superar as dificuldades atuais e crescer de forma sustentada. Que tenha toda a sorte do mundo! Na economia.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira