Topo
Blog do Gesner Oliveira

Blog do Gesner Oliveira

Categorias

Histórico

Trombada dos caminhoneiros atropelou o varejo

Gesner Oliveira

12/07/2018 19h22

Os onze dias de paralisação dos caminhoneiros afetaram fortemente o consumo. O varejo teve seu primeiro resultado negativo do ano. As vendas do comércio caíram 0,6% em maio na comparação com abril, segundo o IBGE.

O índice acumulado para os primeiros quatro meses de 2018 havia mostrado alta de 3,4%, abaixo dos 4,6% de avanço no último quadrimestre de 2017.

Em abril, antes da trombada dos caminhoneiros, todos os segmentos apresentavam apenas resultados positivos, com alta de 1% nas vendas em comparação com março do mesmo ano.

Agora, depois da greve, o jogo virou. Todos os segmentos apresentaram queda, com exceção dos supermercados, que venderam 7,65% a mais em maio em relação ao ano passado. Este aumento é explicado pelo pânico de parcela da população que temia a falta dos produtos nas prateleiras. Naqueles dias o Brasil viveu seu momento de Venezuela. As pessoas saíram comprando de tudo, de arroz a leite em pó e chuchu.

A paralisação não deixa apenas os números negativos. A confiança do consumidor também foi atingida. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) registrou queda de 3,8% de maio para junho, maior tombo em dois anos, desde abril de 2016.

Mas isso é passado. A economia continua em recuperação, embora em ritmo mais lento do que o período anterior à greve. Resta saber se não haverá novas trombadas, dessa vez pelas eleições.

 

 

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.