IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Todo mundo vai mal, menos a Receita Federal

Gesner Oliveira

24/07/2018 17h06

Apesar da trombada da greve dos caminhoneiros, a economia voltou a dar sinais de vida a partir de junho. Não é a economia exuberante com a qual o governo sonhava entrar nas eleições de outubro. Tampouco a volta da recessão aguda que fortaleceria os candidatos mais extremistas da oposição.

Primeiro, a trombada. O Produto Interno Bruto (PIB) divulgado hoje pela FGV confirmou aquilo que já foi captado por outros indicadores, como a prévia do PIB calculado pelo Banco Central. Segundo o índice da FGV, a economia caiu 1,5% em maio.

Este efeito foi mais forte nas atividades da indústria de transformação (-9,1%) e construção (-4,5%). Na atividade de serviços, os setores mais atingidos foram transportes (-14,6%) e comércio (-4,4%).

A boa notícia é que a confiança do consumidor melhorou. Segundo os dados também da FGV, o Índice de Confiança do Consumidor subiu 2,1 pontos em julho, recuperando parte das perdas sofridas em meses anteriores.

Apesar da melhora, o índice continua em níveis baixos em termos históricos. É a primeira alta (84,2 pontos) após três quedas consecutivas e ainda longe do pico do ano em março (92,0 pontos), antes da greve dos caminhoneiros.

Já a arrecadação apresenta números positivos. Os dados da Receita Federal tiveram o oitavo mês consecutivo de crescimento real frente ao mesmo período do mês anterior. Ainda foi o melhor resultado para o mês de junho desde 2015.

O comportamento da arrecadação é importante porque ajuda o governo a tentar cumprir a meta fiscal para este ano. Reflete a continuidade da recuperação, apesar de todas as incertezas.

 

 

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira