IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Calma, inquilinos! A inflação do aluguel vai voltar a cair

Gesner Oliveira

31/07/2018 17h27

Os inquilinos estão preocupados com o resultado do índice do aluguel, que na sopa de letrinhas dos índices de inflação é chamado de Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Este indicador variou 0,51% em julho, acumulando 5,92% em 2018 e 8,24% em 12 meses.

Os contratos de aluguel que vencem em julho deveriam, em tese, ter o reajuste anual baseado no IGP-M. Um aumento superior a 8% no gasto com aluguel é a última coisa que os inquilinos poderiam desejar neste período de vacas magras.

A elevação mais acentuada do IGP-M no período recente reflete alguns fatores. Em primeiro lugar, 60% do índice é composto por produtos ao atacado, cujos preços foram afetados pela variação do dólar. Em segundo lugar, a greve dos caminhoneiros pegou em cheio alguns itens em virtude do desabastecimento provocado pelo bloqueio das estradas.

Serve de consolo o fato de que tais impactos tendem a diminuir nos próximos meses. A projeção que o mercado faz para o IGP-M para o fim de 2018 já é menor, de 7,67%. Para 2019 é 4,5%, mais próxima da projeção para o IPCA, indicador oficial da inflação, de 4,11%.

De qualquer maneira, é uma boa idéia negociar o aluguel. O índice de crescimento dos preços de aluguéis da Fipe ainda está abaixo da inflação e há excesso de oferta de imóveis no mercado. Portanto, vale a pena ter uma atitude pró-ativa e negociar o valor do reajuste com o proprietário.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira