IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

A campanha terminou. É preciso começar o governo

Gesner Oliveira

22/10/2018 11h46

Salvo por um fato novo extremamente importante, as eleições parecem decididas com a vantagem do candidato Jair Bolsonaro (PSL) consolidada.

A probabilidade de vitória de Jair  Bolsonaro ( PSL), estimada pelo Professor Sergio Wechsler com exclusividade para a GO Associados, está acima de 85% há três semanas. Isso contrasta com o primeiro turno, no qual cada novo levantamento trazia uma novidade. Agora as preferências dos eleitores parecem cristalizadas.

Novas pesquisas que sairão ao longo desta semana não terão o mesmo impacto que tiveram nas semanas anteriores. O mercado está menos interessado em saber quem vai vencer e mais interessado naquilo que o vencedor fará durante seu governo.

Mas o que há de novo mesmo são as possíveis definições do próximo governo sobre temas emblemáticos como a privatização ou não da Eletrobrás, a independência do Banco Central e a reforma da Previdência, apenas para citar três exemplos.

Os potenciais de valorização da Bolsa (+1,57%, na semana passada) e de queda do dólar (que fechou a R$ 3,71 na sexta) dependerão destas dessas definições. Sua conta de luz, juro pago ao banco e aposentadoria também.

Igualmente relevantes serão os nomes escolhidos para os cargos-chave da área econômica. Por enquanto, sabe-se apenas que Paulo Guedes deverá ocupar o Ministério da Economia, resultante da fusão entre os atuais Ministérios do Planejamento e Fazenda.

Este período de montagem do time vai continuar até a virada do ano. Não há tempo a perder. A situação do país não está para festa. É urgente desligar o modo "campanha" e clicar logo no modo "governo".

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira