IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Gesner Oliveira

Tranquilidade financeira pode ser um bom presente de Natal

Gesner Oliveira

17/12/2018 09h57

O 13º salário, cuja segunda parcela está saindo para muita gente nos próximos dias, ajuda a diminuir o aperto.

As vendas devem crescer neste Natal. A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), atingiu o maior patamar desde junho de 2015. O índice em dezembro é 4,2% maior que o do mês anterior (87,6 pontos), a maior taxa desde 2010, superando em quase 12% o nível de  dezembro de 2017.

Os juros em queda com inflação em baixa explicam uma maior disposição das famílias para o consumo de eletrodomésticos, cuja característica é o crédito.

Há uma recuperação do crescimento econômico a partir do segundo semestre deste ano. A pesquisa também diz que o nível de consumo das famílias aumentou, independentemente da renda.

Mas é preciso  cuidado com a compra parcelada.  O volume de brasileiros com nome na lista de inadimplência teve alta de 6,03% em novembro, a maior em sete anos, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Com a alta, o número dos inadimplentes superou 63 milhões brasileiros.

Evite sujar o nome na praça. Na lista de presentes de Natal, quitar as dívidas caras  e fazer reserva para as contas do início de 2019 devem ter prioridade. Dormir mais sossegado, sem aflição com dívidas, pode ser um ótimo presente para você e sua família.

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.

Gesner Oliveira