Topo
Blog do Gesner Oliveira

Blog do Gesner Oliveira

Categorias

Histórico

Para contrariar quem seca o governo Bolsonaro

Gesner Oliveira

2013-02-20T19:16:30

13/02/2019 16h30

A linguagem das atas do Comitê de Política Monetária (Copom) lembra o estilo empolado e burocrático do Conselheiro Acácio, famoso personagem do escritor português Eça de Queirós. A última ata divulgada tem um recado claro: a taxa Selic será mantida em 6,5% em 2019.

O Relatório Focus registrou nesta segunda-feira expectativas otimistas com uma projeção de inflação abaixo de 4% e taxa  Selic estável em 6,5% para 2019.

Comparando as projeções do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), constata-se que não seria necessário, em princípio, elevar a taxa de juros para manter o ritmo de aumento dos preços dentro da meta.

Se o Congresso aprovar uma reforma da Previdência digna deste nome, e não houver um tsunami na economia internacional, o preço do dólar não subirá muito, e consequentemente, não pressionará a inflação.

A expectativa é de que o preço do dólar fique próximo do atual patamar, em torno de R$ 3,70. Para o fechamento de 2020, a projeção ficou em R$ 3,75 por dólar.

Se este cenário for confirmado, há uma boa chance de o Brasil crescer mais de 3% em 2019, contrariando aqueles que insistem em secar a política econômica do governo Bolsonaro.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Gesner Oliveira é ex-presidente da Sabesp (2006-10), ex-presidente do Cade (1996-2000) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e ex-subsecretário de Política Econômica (1993-95). É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, professor de economia da FGV-SP e coordenador do grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV. Foi eleito o economista do ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Sobre o blog

Você entende o que está acontecendo agora na economia? E o impacto que a macroeconomia tem sobre sua vida? Quando o emprego voltará a crescer? Como a economia impacta sobre o meio ambiente? Vale a pena abrir uma franquia? Investir em ações da Petrobras? Este blog se propõe a responder a questões desse tipo de maneira didática, sem economês.