Banco Central não disse, mas juros podem cair em 2019
O comunicado do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central não disse, mas o juro ainda pode cair em 2019. A decisão anunciada na última reunião do Comitê, de manter a taxa Selic em 6,5%, não surpreendeu. Mas 2019 ainda pode trazer melhores dias com a redução dos juros.
Para decidir pela manutenção da Selic, o Banco Central colocou dois pesos na balança. De um lado, a demora para aprovação da agenda de reformas, em especial a da Previdência, bem como a insegurança em relação à economia global. Os mercados se agitam ao sabor dos tuítes de Donald Trump.
De outro lado, a economia brasileira anda devagar. O comunicado do Copom reconheceu o aumento da ociosidade. Traduzindo o economês, constatou o fato óbvio de que há muitos segmentos parados. As máquinas não funcionam e 27 milhões de pessoas estão desocupadas, parcial ou totalmente.
No "copomês" do comunicado foi mencionado "balanço simétrico". Para romper essa situação, será necessário dar um choque de expectativas, fazendo com que os investimentos voltem a crescer e as empresas voltem a contratar pessoal. Isso depende do avanço mais rápido da reforma da Previdência.
Uma aprovação, ainda que apenas pela Câmara dos Deputados, já mudaria o humor do mercado e abriria espaço para o BC reduzir os juros antes da chegada da primavera de 2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.